segunda-feira, 15 de junho de 2009

Incenso de Mirra

Sempre gostei muito de incenso, em especial o de Mirra. Gosto do cheiro que fica na minha casa e na boa sensação que esse cheiro me dá.

Adorava ir lá no CEAGESP comprar vários incensos. Mas ultimamente compro nessas lojinhas de um real. Gosto de chegar em casa e acender um incenso e tocar as minhas coisas sendo observado pela espiral da fumaça do palito acesso.

A vantagem de morar em uma casa pequena é que o cheiro bom fica nas paredes, nas almofadas nos edredons. È uma referencia na minha vida que me traz a sensação de estar em casa. Acho que é isso que chamam de memória olfativa.


Vejam abaixo o texto da Wikipédia sobre os três Reis Magos e a visita ao menino Jesus:

Os Três Reis Magos ou simplesmente Magos, Melquior, Baltasar e Gaspar, são personagens da narrativa cristã que visitaram Jesus após seu nascimento (Evangelho de Mateus)....

Talvez fossem astrólogos ou astrônomos, pois, segundo consta, viram uma estrela e foram, por isso, até a região onde nascera Jesus, dito o Cristo. ....Até que os magos chegassem ao local onde estava o menino, já havia se passado algum tempo, por causa da distância percorridas, assim a tradição atribuiu à visitação dos Magos o dia 6 de janeiro.

"Os Magos ofereceram três presentes ao menino Jesus: ouro, incenso e mirra, cujo significado e simbolismo espiritual é, juntamente com a própria visitação dos magos, ser um resumo do evangelho e da fé cristã, embora existam outras especulações respeito do significado das dádivas dadas por eles. O ouro pode representa a realeza (além providência divina para sua futura fuga ao Egito, quando Herodes mandaria matar todos os meninos até dois anos de idade de Belém.

O incenso pode representar a fé, pois o incenso é usado nos templos para simbolizar a oração que chega a Deus assim como a fumaça sobe ao céu (Salmos 141:2).

A mirra, resina antiséptica usada em embalsamamentos desde o Egito antigo, nos remete ao gênero da morte de Jesus, o martírio, sendo que um composto de mirra e aloés foi usado no embalsamamento de Jesus (João 19: 39 e 40), sendo que estudos no Sudário de Turim encontraram estes produtos.

"Entrando na casa, viram o menino (Jesus), com Maria sua mãe. Prostando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra." (Mt 2, 11).


2 comentários:

  1. Vou te levar numa loja muito boa de incenso!

    ResponderExcluir
  2. tem um cara na praça da república que vende uns incensos enormes (quase 1 metro)...., faz tempo que não o vejo por la..

    beijos

    ResponderExcluir